E viva a capital!

Madrid é uma cidade fantástica! E é uma das mais belas e agitadas capitais da Europa. Sim, vão dizer-me que Barcelona é outro mundo! Sim, mas Madrid tem o seu encanto! E as companhias ajudam sempre. Gracias, Maria (y a tus padres)!
"Me he quedado con" Maria e fomos salir de fiesta. Madriddddddd... Weeeeee!!!! Jantamos maravilhosamente bem. Somos as duas "alérgicas" à carne e então não tivemos dificuldade na escolha do restaurante.
Dificil foi arranjar um sítio para esplanar. Estava tudo lleno de gente!! Bem, depois de ter-mos uma mesita e de estarmos sossegadinhas à conversa, aparecem uns tipos ingleses, com barrigas iguais aos do Pai Natal. Um dos moços aponta para a cadeira e eu abano a cabeça que sim, que pode leva-la. Então, não é que os homens sentam-se todos connosco?? Dios mio!! Ficamos com cara de urso e mudamos de mesa (convidadas por dois mocinhos com ar de normais). Quem eram? Meus vizinhos de Canárias! Passamos um fim de noite muito agradável e fizemos novos amiguinhos.
Domingo pela manhã: Voo 5482 Madrid - Porto
Fiquei radiante quando encontrei no aeroporto 3 jovens a falarem portugues. Português da Invicta. Bem, foi uma felicidade para mim!! (Confesso que gozava dos emigrantes, mas também cometi o mesmo erro de "mesclar" o português com o espanhol nas primeiras horas em território nacional). O avião mais parecia um autocarro e sentamos o rabioxe onde havia sítio. Viemos todos contentes a contarmos as nossas experiências pela europa. É disto que eu gosto: intercâmbios culturais!!
E agora? Agora estou na ilha. E vou ser baptizada pela Fundação Ginga Capoeira. Convido a estarem presentes no Parque Desportivo de Água de Pena, domingo, dia 28, às 17h. Vou receber a minha primeira cordinha. É suposto por na cintura, mas acho que a minha não vai servir e então vou po-la no pescoço. hihi.
Padrinho, a sua benção!
Category: 3 estrelampadas

Passando por Segovia

Mais uma vez fizemo-nos à estrada a caminho da bonita cidade de Segovia. Fizemo-nos, sim, eramos 22 turistas da Academia Esguevas. Apesar de já não estudar lá, contínuo a ser convidada para estes passeios que valem sempre a pena. Então, ía acompanhada maioritariamente por franceses, 2 espanhois, 1 croata e uma TUGA de Lisboa (Carina)! Ah, a minha mala de 25 kilos também foi comigo!
Segóvia vale a pena não só porque tem uma preciosa catedral de 1577, um aqueduto romano espetacular do século I (dos 16 quilômetros de extensão iniciais restam 728 metros perfeitos, com 163 belos arcos) ou porque fica lá o castelo que teria inspirado Walt Disney a desenhar o da Bela Adormecida.
Segovia também é muito conhecida pelo cochinillo (leitãozinho) do José Maria. Típico e famoso, o homem, para provar que a carne é macia, corta o leitão com um prato de porcelana à frente do cliente. O restaurante inteiro aplaude. Fenomenal, não?
Ao fim da tarde abandonei a malta, tinha outro destino: Madrid - Chamartin!
Cenas dos próximos capitulos no post seguinte. ;)
Category: 3 estrelampadas

De volta à civilização!!

Bienvenida a Valladolid city!
Voltei a ser urbana! Estava mortinha de saudades para ver gente, carros e todo o movimento de uma cidade. Por instantes, lembrei-me do Porto, cidade do meu coração! Ontem, ao cair da tarde, a luminosidade de Valladolid se assemelhava muito com a Invicta (claro que a Invicta é mais bonita, mas isto não se pode dizer aqui). Mas senti o mesmo cheiro, o mesmo rebuliço e via as mesmas cores... fiquei tão nostálgica que perdi-me na ruas e enganei-me no trajecto! Imaginem que até gostei de ver os bonequinhos dos semáforos a mudar de cor... E trajecto para onde? Para a casa que não tenho!! Sou uma desalojada!!! Quando fui para as escavações arrumei todas as trouxas e fui com as maletas todas para o pueblo. Agora não tenho tecto! Estou a viver à mercê dos amigos franceses! Merci! Conhecem alguém que queira alugar quartinho para o mês de Outubro?? Já pensei em arranjar 30 amigos e dormir uma noite em casa de cada um!! hehe.. Ah, e comi arroz branco num restaurante turco! Soube-me pela vida!!!
Amanhã, vou conhecer a cidade de Segovia e depois vou galdeirar para Madrid!! weeeeeee!!
Noticias brevemente...
Bjs para os seguidores desta odisseia. ***
Ai lave vaces todes...
Category: 5 estrelampadas

Últimos cartuchos em Matallana

Momentos felizes em Matallana! lol Foram bons momentos: uns mais dinâmicos que outros, muita sujidade, asneiradas, aprendizagem, amigos, folia e cantoria, ossadas, terra, enxadas, picos e piquetas, calos nas mãos, arranhões nas canelas, e Zás...en toda la excavacion! :) Gracias a todos! Daqui a algumas horas vou-me desfazer das luvas e das sapatilhas!! Ao lixo! Weeee!! Ai, mas tenho saudades de outras coisas: de comer arroz branco, de usar saltos altos, de correr e emagrecer, de ver a RTP Madeira, de pegar com o jagunço, de beber poncha, de tomar um banho demorado, de pintar as unhas, de conduzir, de usar secador, de ver gente limpa, de ver carros, de riscar os olhos, de ver semaforos, de usar relógio, de ter roupa lavada, de ir ao supermercado, de usar internet urbana, de usar telemóvel, enfim... saudades da civilização e de uma vida "mais normal"! Este era o nosso quintal. Os jardins do Mosteiro de Matallana. Aqui fomos felizes! Um beijinho especial para a minha companheira de quarto, Raquel. Deixa a Biologia e muda para História!!! À Laura mando uma óstia, prefere dormir a siesta do que conviver connosco no parque infantil! Voy a echar de menos.... Ah, e não é que o meu Scuba fantástico rosinha avariou? E estou segura que foi de uma camada de olhado! Toda a gente fuçava no bendito relógio!!
Category: 3 estrelampadas

A malta nova!

Eis a malta da segunda equipa de Casetón de la Era 2008. Welcome to Matallana!
Faltou a Cristina Tejero, mas ainda não tive tempo para sacar-lhe uma foto.
Em baixo estou eu e o Christian a idolatrar os cornos de um veado que morreu com apenas 7 anos e alguns dias (sabe-se através do número de cornos). Deu algumas dores nos nossos "cuernos"... para tira-lo da terra sem lascá-lo (operação que durou 3 dias). O pobrezinho do "bambi" estava ali há cerca de 4000 anos.
Acabei de ler um livro recomendável: “El niño com el pijama de rayas” de John Boyne, em português julgo que é “O rapaz do pijama às riscas”. Não é nenhuma literatura light, nem romance, tão pouco policial, e como diz na contra capa “é um livro muito difícil de definir. Aconselho aos miudos e graúdos! E até aos que dizem que não gostam de ler, esta seria uma boa oportunidade de mudar os hábitos!
Ler é saudável! Ok, entendo, vão dizer que já é suficiente ler o meu blog... Tá mal!!
Bjs para quem quiser!
Category: 2 estrelampadas

Estoy a pasalo bien

Fiesta de San Lourenzo..
Fugi do Mosteiro de Matallana e fui às festas de Valladolid!! Que loucura!!! Um ror de povo como nunca vi! È parecido à Semana Gastronómica de Machico, difere no número de barracas, no das pessoas, no alccol, etc.. Só umas 50 vezes mais!! Camiões desfilam pelas ruas com uns rapazes um pouco laricas a dançarem umas musicas mais laricas ainda.. Grupos de pessoas juntam-se, vestem uma roupa igual (ex: fato de macaco verde com tshirt azul), tem um nome e formam uma peña. Peña é o grupo que vai correndo as tascas, ou então cola-se numa, e fica aí a fazer a festa. Tem biberões com qualquer coisa menos leite!! É uma espécie de Carnaval no Verão! Fui com os franceses Marie Grenoble, Marie Roja e Arnaud Joaquim. Estes são os seus pseudónimos atribuídos por mim. Fica-lhes bem! À malta juntou-se mais uns 4 moçoilos, amigos de Marie Roja, da Coruña. Foi uma noite muito boa, super divertida e fui bater à disco Capitan Garfio (onde está todo o óleo e canalha de Valladolid). È uma disco que fica na Calle Macias Picavea, e desta rua pode-se esperar de tudo! Sabem o que ouvi? Sucessos do século passado: “I’m a barbie girl, in a barbie world Life in plastic, it’s fantastic”.... Ai, foi a curtição total!!! Mas voltei para o Mosteiro e aqui estou eu a me portar maravilhosamente bem como uma verdadeira “monja”! Até breve…
Category: 3 estrelampadas

Os câmbios…

Tudo muda… Mudei de casa, de quarto, de cama, de companheiras. Agora o quarto tem 6 camas em beliches. Eu ocupo duas, uma para dormir e a outra para a canquilharia. Galinho, nunca sei onde tão as coisas… A temperatura mudou drasticamente. Estávamos a trabalhar ao sol, com um calor infernal, sob 38º e de repente apanhamos uma chuvada descomunal e a temperatura baixou para 5º!!! Eu pensei que ía bater as botas… mas não foi desta. Até fui comprar um chuvasquero. Um dia destes chegamos ao yacimiento e não tínhamos catas, mas sim piscinas! Os girassóis giraram a “cabeça” para baixo e estão a morrer. Os colegas também são outros. Uns vão e outros ficam, e os que vão não querem ir e os que ficam, ficam com saudades dos que vão! Xxiii, que filosofia! ;) E há uns que vão e que voltam! Gracias, Maria e Marta! O fufo nº1, Angel Maligno também se foi! Boa sorte em León e muitas vertidas! Outra mudança visível e drástica é no meu peso. Alterou-se o número das décimas de 4 para 5. Aiiiii. Não era suposto emagrecer ao cavar?? Creio que me esqueci a contar que voltei a ir às urgências em Medina de Rio Seco (vila hermana de Alfandega da Fé), desta vez com uma gastroenterite. Nada de grave, já estou pronta para outra.
Category: 4 estrelampadas

Felizes, na casa rural!

Ai, como fomos felizes na casa rural Cobijo de la Reina, em Valdenebro de los Valles!! Bem tratados, alimentados, e bem acomodados! Conviamos com a familia da casa, o avozinho, filhos, nora, netos.. etc.. uma animação!
Chema, o cozinheiro estarola presenteava-nos com uns belos pratos de comida (causa visível de estar mais "cheeinha") e ao fim da refeição havia sempre um chupito (shotezinho). Zázzz... en todo el Chema!
Agora estamos na Hospederia do Monasterio de Santa Maria de Matallana, em Villalba de los Alcores. (traduzindo: no cu de judas) E aqui não existem modormias nenhumas...
Category: 3 estrelampadas

Em tempo de aulas..

Pois, aqui não se brinca! Além do trabalho duro temos aulas teórico-práticas de arqueologia. Das duas, uma! Quando sair daqui vou amar a o pó, a lama e a terra ou nunca mais quero ver poios à minha frente! A verdade, é que continuo a gostar! Fui feita para esta vida!
Devem estar curiosos acerca das escavações e do que vamos encontrando. Pois, estamos tristes, até agora só encontramos 4 pontas de flecha, milhares de fragmentos de cerâmica e muitos muitos ossos de animais. O idela seria encontrar um esqueletozinho humano... vamos refundiar mais a terra, a ver!
Ah, nem vão acreditar! Comi carne! Comi metade de um hambúrguer, escusado será dizer que foi só porque estava esfomeada! Todos os dias há carne para almoçar ou jantar. Eu vou recusando… Não sei como esta gente pode ser feliz a comer animaizinhos indefesos.
Mãe, prepara-me uma terrina de chicharros com arroz, para quando chegar aí matar os desejos. Sim, aqui não se come arroz, por mais estranho que pareça!
Ai, já tenho água na boca!
Category: 4 estrelampadas

Pormenores..das noites de fiesta

Sexta-feira, dia 29 de Agosto Festa Ballantines no único bar que conheci (e que existe) na aldeia de Valdenebro de los Valles. Para muitos dos camaradas amigos da terá e do pó, foi a sua última noite de farra aqui, onde judas deixou as botas.
Passo a apresentar a malta: Angel, fufo nº1. Juan Carlos, 19 anos, León, Mister Ballantines e dinâmico. Rodrigo, “Oia, donde esta Hidra?”, eternamento apaixonado por uma descendente de hippies. David, rasta men, de Cuenca, dinâmico. Juan, 20 anos, Ciudad Real, muy dinâmico y no esta hecho de pladur! jejeje Maria, Maria e Marta ajudaram à festa. Alberto, Bixinho de estimação, o chefe dos dinâmicos. Hector, canário, quase africano, siempre com “zás, en toda la fiestha”, ultra dinâmico com a socorrista! Lol. Viva às ilhas! Foi uma noite animada com regalos Ballatines para todos os consumidores. Juan Carlos, foi o Mister da noite, ganhou 5 maletas, montes de gorros e cachecóis. Como estava borracho, as velhas da aldeia aproveitarm-se do piqueno e roubaram-lhe tudo. Lolol. Ah, eu não tive regalos, porque não bebo wisky! Sábado, dia 30 Noite tranquila. Os dinâmicos estavam passivos e também estávamos tristinhos, mais de metade da malta havia partido e os restantes estavam a tomar a última copa. Ai, eu também não gosto de despedidas.. por isso vesti-me de amarelo para me auto alegrar!
Category: 4 estrelampadas

E depois de cavar...

Amigosssss, ao tempo!
Pois é... eu avisei que ía estar longe da civilização. Depois da internet rural na aldeia de Valdenebro de los Valles agora estou estou no Monasterio de Matallana com wifi!! weeee...
Tenho tanta coisa para contar mas agora não dá jeito, os moçoilos já tao de copo na mão e eu aqui agarrada ao teclado.
Tenho de ir, desfrutem dos retratos nos mais belos momentos de lazer. Pormenores mais adiante...
Category: 5 estrelampadas