O Eça sabia-as todas!

Em 1870, o Eça já sabia muito!! Desanimado ao concorrer para uma vaga no Consulado da Baía e o lugar é atribuido a outro com o factor "C" (sim, isto já é coisa antiga), escreveu numa das suas Farpas: "Querido leitor: Nunca penses servir o teu país com a tua inteligência, e para isso em estudar, em trabalhar, em pensar! Não estudes, corrompe! Não sejas digno, sê hábil! E, sobretudo, nunca faças um concurso; ou quando o fizeres, em lugar de pôr no papel que está diante de ti o resultado de um ano de trabalho, de estudo, escreve simplesmente: sou influente no círculo tal e não me façam repetir duas vezes!" Hã!! Eu bem vos digo que o meu CV em Portugal só valerá se tiver um post-it amarelinho a dizer: "sobrinha de X governante"!! (e também já fico com dúvidas se não teria que ser amante de algum desses engravatados)... Essa, é que é "Eça"!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Nada como um bom pensamento crítico intemporal!

#art'

Anônimo disse...

Grande Eça! Actualíssimo!
(infelizmente...)

Unknown disse...

Estreliñamiga

Realmente, o Queiroz sabia da poda; o Eça, que o Carlos - nem pó!!! O madeirense mais conhecido no Mundo que o diga, 'tralmente em relação ao grosseiro pseudo- treinador.

Gosto da Madeira; é uma terra linda, com uns filetes de espada preto, quem nem falar. E umas espetadas, que nem te conto. Parvoíce: tu és daí...

Mas recordo sempre que o saudoso Max, alfaiate e artista cantava que A Madeira é um jardim, como outro não há igual; seu encanto não tem fim; é filha de Portugal...; e agora a canção é outra: A Madeira é o Jardim, como ele não há igual; o homem é mesmo assim, um manguito a Portugal...

Pronto. Espero por ti, pelos teus comentários e por que sejas minha (per)seguidora.

Qjs = queijinhos = beijinhos

someone disse...

não sabes seramiga do alberto joão!? lol;)

Oh moça, como é que te encontro no facebook?

Merenwen disse...

Ora aí está uma bela verdade e, pelos vistos, intemporal! é triste e é frustrante, mas é uma realidade desde sempre talvez. como corre Paris?!

Anônimo disse...

Olá Estrelinha!!
Linda nem toda gente tem vitaminas "C"...
Bjinhos
Cotton